PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL

Informar, Integrar, Incluir e Inovar

Pretendemos com este projeto trabalhar a inclusão da População de Santo Tirso, quer nas questões da inserção profissional, quer nas questões da inclusão das crianças e jovens. É nosso objectivo informar uma vez que acreditamos ser o motor da mudança. Queremos inovar nas atividades, nas metodologias e na estreita ligação com os parceiros envolvidos.
A Rede Social
A Rede Social de Santo Tirso conta quase com 17 anos de existência, que têm vindo a evidenciar um crescimento e amadurecimento do trabalho em rede levado a cabo em prol do desenvolvimento social concelhio. Embora o trabalho em parceria já existisse, a Rede Social desencadeou um processo identitário, que permitiu edificar uma estrutura sólida que atualmente quase não sabe trabalhar numa lógica organizacional de “silos”, mas que, antes, privilegia a consolidação de uma sociedade e de uma governação em rede, com potencialidades de inovação, cooperação, flexibilidade, rapidez e descentralização. É desta forma integrada que a Rede Social tenta resolver problemas sociais complexos de pobreza e exclusão social, tendo em vista objetivos comuns a todas as partes interessadas.
Contactos
252 860 340
O Consórcio
A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Santo Tirso e a Associação de Ação Social de Santo Tirso, habituadas em trabalhar para aumentar a coesão social, irão unir esforços, mais uma vez, para promover a alteração da situação socioterritorial. Temos conhecimento dos fatores de vulnerabilidade desta população e deste território e pretendemos ir de encontro às suas potencialidades, temos como importante ser o incentivo para a concretização da mudança de mentalidades.

A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Santo Tirso assume-se como Entidade Coordenadora Local da Parceria para o desenvolvimento do Projeto por 36 meses e como Entidade Local Executora das Ações para o
Eixo 1 - Emprego, formação e qualificação.

A ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso é a Entidade Local Executora das Ações para o
Eixo 2 - Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.
A Cruz Vermelha Portuguesa
Delegação de Santo Tirso
Constitui missão da Cruz Vermelha Portuguesa prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. [Artigo 5º, Decreto-lei nº 281/2007, 7 de Agosto].

Para o desenvolvimento da nossa atividade, mobilizamos o “Poder da Humanidade”, bem como a generosidade dos doadores e parceiros por todo o país. Na qualidade de Sociedade Nacional do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, agimos no respeito pelos princípios fundamentais da Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade. Face aos desafios na área do combate à exclusão social e na defesa da dignidade da vida humana, a Cruz Vermelha Portuguesa cumpre a sua missão localmente, em total respeito e apoio pelo trabalho desenvolvido nessas localidades. Nesse sentido, a Delegação de Santo Tirso apresenta-se com respostas ajustadas às reais necessidades das pessoas e das comunidades, na área social e da saúde: Centro Infantil de Santo Tirso, Protocolo Rendimento Social de Inserção, Lavandaria e Balneários Sociais, Projeto de Intervenção Precoce e Desenvolvimento Infantil e consultas de Psicologia e Podologia.
Cruz Vermelha Logo
Cruz Vermelha
Morada
Rua Doutor Carneiro Pacheco n. 466
4780-446 Santo Tirso
santotirso.cruzvermelha.pt
252 851 680
A ASAS
Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso
A ASAS - Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso desenvolve a sua atividade nas áreas de intervenção da Infância, Juventude, Família e Comunidade. No âmbito da área Infância e Juventude a ASAS gere, desde a sua fundação, equipamentos de acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo – Centros de Acolhimento Temporário e Apartamentos de Autonomização. Numa ótica de prevenção da institucionalização e promoção dos Direitos das Crianças, os seus CAFAP promovem um trabalho preventivo das situações de risco e de perigo através do exercício de uma parentalidade positiva com a finalidade de potenciar a melhoria das interações familiares e evitar situações de separação das crianças do seu núcleo familiar.
No âmbito do eixo Família e Comunidade, a ASAS promove respostas de apoio social, de natureza multidimensional e pluridisciplinar, com as respostas sociais Centro Comunitário da Trofa e Gabinete de Ação Social. A sua principal finalidade é a de prevenir o agravamento das situações de risco e exclusão social, promovendo o acompanhamento e encaminhamento de situações problemáticas, visando desencadear processos de mudança.


Esta intervenção está ancorada na sua missão de “capacitação de cidadão de pleno direito, protegendo os grupos mais vulneráveis da comunidade, principalmente as crianças e jovens, priorizando uma cultura de prevenção dos maus tratos, prestando serviços nas suas diferentes valências e desenvolvendo programas integrados de intervenção”.
Conscientes que para alcançar a missão é vital reforçar e consolidar o trabalho de parceria e gerar novos recursos, a ASAS integra a Rede Social de Santo Tirso e Trofa, a CPCJ de Santo Tirso e Trofa.
ASAS
ASAS Logo
Morada
Rua Prof. Sampaio de Carvalho 25,
4780-533 Santo Tirso
www.asassts.com
252 830 830
Esta intervenção está ancorada na sua missão de “capacitação de cidadão de pleno direito, protegendo os grupos mais vulneráveis da comunidade, principalmente as crianças e jovens, priorizando uma cultura de prevenção dos maus tratos, prestando serviços nas suas diferentes valências e desenvolvendo programas integrados de intervenção”.
Conscientes que para alcançar a missão é vital reforçar e consolidar o trabalho de parceria e gerar novos recursos, a ASAS integra a Rede Social de Santo Tirso e Trofa, a CPCJ de Santo Tirso e Trofa.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Clique aqui.
Copyright © 2020 4IN. Design by U Lah Lah, brought to life by YouOn.